PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Lisete Maria Massulini Pigatto
Número da Turma: T18 a RS Santa Maria
Estado / Município Polo: Santa Maria RS
Estado / Município Abrangência: Santa Maria RS
Nome da Escola: EMEF Aracy Barreto Sacchis
Estado / Município da Escola: Santa Maria RS
Data(s) da realização da pesquisa: 02 de maio de 2013
DADOS SOBRE O MUNICÍPIO
1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.( ) 2.( ) 3.( ) 4.( ) 5.( ) Mais que 5. (x) Quantas?
O Município de Santa Maria conta hoje com 48 salas de recursos multifuncionais em atividade e uma escola cadastrada para receber no ano de 2013, totalizando 49.
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (x). Visto que temos um total de 77 escolas de educação infantil e ensino fundamental. Algumas escolas, com suas escolas, funcionam como polo para o atendimento do AEE.
Não ( ). Quantas salas faltam?
3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10. ( )
Entre 10 e 20. ( x )
Mais de 20. ( ) Quantos?
PS: Em algumas escolas de Educação Infantil o número de alunos é menor que 10, como temos escolas de Ensino Fundamental que atendem mais de 20 alunos público alvo da educação especial nas salas de recursos.
4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
• A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras). ( )
• A formação do professor específica para o AEE. (x)
• A demanda de alunos. (x)
• Outros. Especifique: __________________ (x)
A concepção do município de Santa Maria com relação ao AEE é o atendimento oferecido aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, de forma complementar e/ou suplementar sempre considerando as necessidades desses alunos. Então, o professor do AEE, dependendo da necessidade de seu aluno, irá organizar atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade a fim de facilitar o processo de construção de aprendizagem do sujeito O professor deverá de forma criativa e inovadora buscar atividades e recursos que estimulem o aprendizado do aluno naquelas áreas em que ele encontra maiores dificuldades. O Quadro de educadores especiais é muito qualificado, sendo que grande numero tem mestrado e especializações na área da educação inclusiva e em formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado o que vem fazendo diferença nas praticas inclusivas.
5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
|
(x)
|
Rede Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
São usados nas SRM
|
Não são usados nas SRM
| ||
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
X
| ||||
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
X
| ||||
Ponteira de boca ou de cabeça
|
X
| ||||
Tesoura mola
|
x
| ||||
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
|
X
| ||||
Plano inclinado
|
x
| ||||
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
|
X
| ||||
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
X
| ||||
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
X
| ||||
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
X
| ||||
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
X
| ||||
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
X
| ||||
Teclados virtuais com varredura
|
X
| ||||
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
|
X
| ||||
Colméia de acrílico para teclado
|
X
| ||||
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
X
| ||||
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
|
X
| ||||
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
|
X
| ||||
Mouse com plug para entrada de acionador
|
X
| ||||
Monitor de tela de toque
|
X
| ||||
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
X
| ||||
Software leitor de tela
|
X
| ||||
Software de OCR para leitura de texto impresso
|
X
| ||||
Software para ampliação de tela
|
X
| ||||
Reglete
|
X
| ||||
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
|
X
| ||||
Caderno para escrita ampliada
|
X
| ||||
Lupa com luz, manual ou de mesa
|
X
| ||||
Lupa sem luz, manual ou de mesa
|
X
| ||||
Lupa eletrônica
|
X
| ||||
Guia para assinatura
|
X
| ||||
Máquina de escrever em Braille
|
X
| ||||
Impressora Braille
|
X
| ||||
Sorobã
|
X
| ||||
Calculadora com retorno auditivo
|
X
| ||||
Bengalas dobráveis
|
X
| ||||
Relógio com retorno auditivo ou relevo
|
X
| ||||
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
|
X
| ||||
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
X
| ||||
Sistema FM
|
X
| ||||
CDs ou softwares em libras e português
|
X
| ||||
Dicionário em libras
|
X
| ||||
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
|
X
|
7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.
· Oferece o AEE.
|
(x)
|
· Promove formação continuada de professores de AEE.
|
( )
|
· Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
|
(x)
|
· Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
|
(x)
|
· Orienta as famílias.
|
(x)
|
· Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
|
(x)
|
· Outras. Especifique:
|
(x)
|
Na escola se desenvolve o Projeto Recreação e Cidadania com todos os alunos da sala, onde se encontram os alunos do AEE incluídos. A partir de um planejamento anual, organizado de acordo com o calendário da escola, semanalmente a Educadora Especial trabalha um tema de forma lúdica, recreativa e sistematizada no intuito de complementar ou suplementar o trabalho desenvolvido na escola. No outro dia os alunos são atendidos na sala de recursos, onde se desenvolvem atividades voltadas as suas potencialidades e necessidades. A proposta tem alcançado resultados significativos, a inclusão escolar e social vem acontecendo de fato. Participo do PNAIC onde professores compartilham práticas educativas.
8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
· Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 12
· Quantos são de outras escolas? ____
9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (x). De que forma?
No atendimento na sala de recursos e na sala de aula através de métodos diversificados.
Não ( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
· Construção ou adequação de rampas.
|
(x)
|
· Adequação de banheiros.
|
( )
|
· Sinalização sonora.
|
( )
|
· Alargamento de portas.
|
( )
|
· Sinalização visual.
|
( )
|
· Sinalização tátil.
|
( )
|
· Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
A formação continuada acontece diariamente de forma preventiva. A partir do dialogo procura-se resolver os problemas em conjunto. Semanalmente através do Projeto Recreação e Cidadania os alunos tem acesso a informações de forma lúdica, recreativa e sistematizada, para que transformem em conhecimentos. Bem como acesso a materiais utilizados no AEE de modo que possam perceber as necessidades dos outros e aprender a lidar com a diferença sem preconceitos. Percebem que a educação torna-se muito rica e diversificada pois aprendem além dos outros, comparando com os colegas. Estabelecemos parceria com outras instituições devido à falta de matérias na sala de recursos. Peço material emprestado na outra escola onde trabalho, pois se desenvolve o mesmo projeto nas duas escolas em modo de abdocência ou seja docência compartilhada, o que facilita muito.
12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não ( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________
Sim (x). Em que? Os alunos melhoraram o seu desenvolvimento em todos os sentidos. Na linguagem, na socialização e a na aprendizagem de forma geral.
13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Por meio do dialogo que se dá diariamente.
14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: Os pais ou responsáveis estão sempre na escola.
15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
· No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
|
(x)
|
· No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Continuamos tendo sérios problemas na adaptação com alguns alunos. Por mais que se façam atividades alternativas, apresentam muitas dificuldades em inserir-se e acompanhar o grupo. Acredita-se que numa escola se deve ter todos os tipos de atendimento, inclusive a classe especial, atualmente vista como como a sala de apoio. Na escola temos alguns alunos autistas e psicóticos que deveriam estar mais tempo nesta classe, ter um trabalho mais específico, voltado as suas potencialidades e necessidades. Para isso precisa-se de duas Educadoras Especiais, uma para a sala de apoio e a outra para fazer o trabalho em abdocencia, como o desenvolvido na escola com o Projeto Recreação e Cidadania que visam a inclusão escolar e social com resultados bastante significativos.
Oi Lisete, estive visitando seu bloge vi sua pesquisa,devem fazer falta estes materiais que não estão disponiveis na escola, não é mesmo?!!
ResponderExcluir