quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROJETO RECREAÇÃO E CIDADANIA - PNAIC 2013


Prefeitura Municipal de Santa Maria
Secretaria de Município de Educação
EMEF Aracy Barreto Sacchis



PROJETO RECREAÇÃO E CIDADANIA - 2013


 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

            Nome da Escola - EMEF Aracy Barreto Sacchis
            Endereço - Rua Silva Jardim
            Telefone - 32177844
            E-mail: aracybarreto@yahoo.com.br
           Blog - http://aracybarretosacchis.blogspot.com.br

            Diretor da escola - Nara Ferreira e Nara Denardin Cardoso
           Coordenadora Pedagógica – Ângela Ribas Hermes
            Organizadora do Projeto: Lisete Maria MassuliniPigatto
            Número de alunos atendidos  -  300
            Número de Professores - 12


As experiências educativas acontecem semanalmente através das atividades organizadas no Projeto Recreação e Cidadania desde 2012 na escola. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento da aprendizagem e da cidadania nos alunos de forma lúdica, recreativa e sistematizada pelo acesso ao saber. Este projeto surge a partir do saber formal, informal, das leituras do mundo, numa dinâmica alegre e divertida que instiga a pensar e agir com criatividade, para que os alunos consigam aprender a viver, conviver com autonomia e dignidade de maneira saudável num mundo com certeza melhor.

O projeto atende os alunos do maternal, da pré-escola, do 1º, 2º, 3º anos do ensino fundamental na escola onde se encontram os AEE – alunos do Atendimento Educacional Especializado incluído. Atendidos semanalmente na sala de apoio individualmente ou em grupo pela Educadora Especial – Lisete.
Numa dinâmica alegre e divertida a proposta favorece o aprender brincando, porque acredita que ao impactar ações de mediação, instiga o aluno a aprender, a exercitar a cidadania desenvolvendo uma educação de qualidade.

O projeto desenvolve-se de acordo com o calendário escolar, os interesses e as necessidades dos alunos e professores. Algumas das experiências fazem parte das minhas descobertas na infância, da forma prazerosa como descobri o gosto pelo aprender e descobrir o mundo. Uma característica presente no fascínio da criança que quer explorá-lo.

Justifica-se o trabalho desenvolvido devido à necessidade que os alunos e professores manifestam em lidar com o paradigma inclusivo. Neste novo modelo social, aprender a aprender (MORIN, 2001) e aprender a fazer e a ser são fundamentais para que possamos participar do sistema democrático de forma saudável. Para isso se faz necessário que tenham acesso à informações, de modo que construam conhecimento emponderando destes.

Assim se justifica a sequencia do Projeto Recreação e Cidadania na escola. Devido os resultados significativos que promovem na aprendizagem e na cidadania com os alunos. A dinâmica instiga-os a pensar, a dialogar e a organizar-se democraticamente. Desenvolvem-se nas salas de aula onde se encontram os alunos AEEs incluídos e nas demais turmas simpatizantes.

Constata-se a sua eficácia pelos resultados significativos que produz. O projeto instiga o desenvolvimento da atenção e da concentração, da reflexão, da aprendizagem e da cidadania pelos temas ousados que trabalha de forma: lúdica, recreativa e sistematizada para que se tornem cidadãos participativos.

Neste novo modelo social, aprender a aprender (MORIN, 2001) e aprender a fazer são fundamentais para que se participe no sistema democrático de forma saudável. Para isso se faz necessário que tenham acesso a informações, as leituras do mundo, de modo que sejam capazes de transformá-las em conhecimentos, emponderando-se para “ser um cidadão”.

A proposta pedagógica fundamenta-se nas Metas Educativas para 2021, nas ideias de Paulo Freire (1921 - 1997) de Jean Piaget (1896 - 1980) e Lev Vygotsky (1896 – 1934) no intuito de investigar como acontece a aprendizagem contemporaneamente de forma alegre divertida sistematizada e saudável.

As Metas Educativas para 2021 foram editada pela Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), Madrid, España. Contempla a proposta e significa o projeto coletivo abordando os Objetivos do Milênio, a Declaração Mundial de Educação para todos a antesala das Metas Educativas 2021 impulsionando as agendas educativas.

Este documento aponta avanços e culminância educativa no intuito de minimizar a pobreza, desigualdade, exclusão e transmissão intergeneracional. Para isso faz um aporte na relação entre a educação pós-secundária e o entorno laboral porque este se trata do tema central na vida produtiva de um país e na formação dos professores [...] “lo cierto es que tende a haber entre ambos más una tensión que una convivencia equilibrada. En efecto, lo que se observa es una falta de sincronización entre los esfuerzos de los sistemas educacionales y las necesidades del mundo laboral” (UNESCO/OREALC, 2007b), in Metas Educativas para 2021 (p. 50).Entre a teoria prática e contexto.

Atualmente as escolas inclusivas e integradoras, encontram-se abertas a todos os alumnos, [...] “en las que lamarginación y la intolerancia están desterradas, son, pues, el horizonte deseable al que es justo aspirar.

El respeto a las diferencias se aprende desde pequeños, convivendo y apreciando a aquellos que manifiestan mayores diferencias. (METAS EDUCATIVAS 2010, p. 96) Neste sentido, a integração dos alunos especiais é uma opção de valor. “La convivencia de todos los niños, capaces y menos capaces, aporta una experiencia enriquecedora y fomenta la comprensión y la solidaridad. (METAS EDUCATIVAS 2010, p. 97) Uma formação na diversidade.

Portanto, [...] “la ciudadanía se vive en los barrios y en las ciudades, por lo que la interacción con el entorno urbano se convierte en la principal estratégia de uma nueva concepción de la educación.  Apenas o esforço dos municípios para melhorar o âmbito escolar não será suficiente, a cidade precisa estar consciente nas decisões para a educação ter efeito. Deste modo precisa-se garantir a participação dos municípios [...] “en la acción educadora es tal vez la más importante para una nueva concepción de la educación que amplíe su concepción escolar.” (METAS EDUCATIVAS 2010, p. 87) A escola, as famílias e participação social são imprescindíveis, nessas interações encontra-se valores, se aprende comportamentos e as crianças adquirem visão de mundo.

Paulo Freire em seu Livro “A Importância do Ato de Ler” (1989) afirma que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra. Porque todos trazem consigo a sua experiência pessoal, de vida e convivência. Na Pedagogia da Autonomia (1996) aborda os saberes indispensáveis à prática docente aos educadores críticos, progressistas e conservadores. Instigando-os a reflexão, porque é na pratica educativa que se ampliam os saberes capazes de melhorar os seres humanos. Na sua concepção, acredita que o sujeito deve assumir-se como sujeito e perceber que [...] “ensinar não é só transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. (FREIRE, 2007, p.12) Precisam criar oportunidades de aprendizagem.

Para Vygotsky (1962), a linguagem escrita se desenvolve a partir da linguagem falada. “Entretanto seu processo de evolução, a linguagem escrita se torna uma função independente e autônoma com uma estrutura e um funcionamento próprio, que são caracterizados especialmente por seus aspectos voluntários e conscientes.” (FIGUEIREDO, 2012 p. 23). A diferença entre a linguagem oral e a escrita reside na maneira como é apresentada, na  escrita há forma material enquanto na oral a manifestação espontânea.

O desenvolvimento do conhecimento sobre linguagem e escrita se efetua a partir das atividades da criança. Segundo Vygotsky (1984), a evolução da linguagem escrita se produz quando a criança descobre que pode desenhar objetos e palavras. “Os diversos simbolismos presentes nos gestos, jogo simbólico no desenho e na fala e na escrita prenunciam o desenvolvimento da língua escrita, porque indicam a formação do símbolo e do signo na criança.” (FIGUEIREDO 2012, p. 24) Neste sentido passa a representar o mundo.

Um desenvolvimento que decorre do processo de assimilação e acomodação como preconizava Jean Piaget in Moreira (1999) Embora antiga a concepção de que o conhecimento humano trata-se da construção do próprio homem, Piaget apresenta o enfoque construtivista na cognição humana através da teoria construtivista do desenvolvimento cognitivo humano.

Apresenta alguns conceitos como assimilação, acomodação e equilibração caracterizados como períodos no desenvolvimento mental da criança. Na sua teoria apresenta quatro períodos de desenvolvimento cognitivo: o sensório-motor que vai do nascimento aos dois anos de idade, onde a referência é o corpo da criança, decorrendo disso o egocentrismo. A partir do nascimento passa por diversos estágios e no fim do período sensório-motor descentraliza as ações em relação ao corpo e passa a considerá-lo como objeto. (MOREIRA, 1999) No pré-operacional, que se estende dos dois aos seis ou sete anos, pela linguagem dos símbolos e imagens mentais inicia uma nova etapa do desenvolvimento mental, o pensamento começa a organizar-se logicamente. Entre os 7 e 8 anos, inicia-se o período operacional-concreto que se estende até os 12 anos. O egocentrismo cede lugar à competência linguística e a capacidade cognitiva desempenha um papel importante na aquisição da linguagem e escrita ampliando a capacidade para viver, conviver.

A metodologia adotada fundamenta-se em Carr e Kemmis (1988) numa relação dialógica dialética. A partir da tese e do antagonismo da antítese, surge à síntese gerando um novo elemento capaz de impulsionar o processo histórico sinergicamente. Nesta perspectiva [...] “no hay manera imparcial de demonstrar la superioridade de um paradigma sobre ningún outro” y ”las teorias simpre estan contaminadas” por lãs creencias y valores de la comunidade investigadora y sempre son, por conseguinte, produtos sociales”. (CARR y KEMMIS, 1988, p. 88)

Assim se justifica a sequencia do Projeto Recreação e Cidadania na escola, devido os resultados significativos que vem promovendo no desenvolvimento da aprendizagem e na cidadania com os alunos. A dinâmica instiga-os a pensar, a dialogar e a organizar-se numa perspectiva democrática. Instiga-os a aprender a viver e a conviver com o outro de forma saudável.

Neste sentido sensibilizar os alunos e a comunidade sobre a importância do aprender a aprender para ser um cidadão ativo, participativo é buscar qualidade de vida. Assim, torna-se fundamental planejar, reorganizar as atividades socioeducativas de forma alternativa e interativa para ter sucesso.

O projeto desenvolveu-se na escola num trabalho em abdocência. Numa nova proposta educacional onde os professores e a educadora especial trabalham em conjunto. Numa nova pedagogia que instigou o aluno a pensar e a construir o seu conhecimento. Nesta metodologia se descobriu um caminho seguro a seguir, o aprender a ser característica da educação com qualidade.

Neste ano desenvolveram várias habilidades ao comparar e perceber a realidade. Melhorou a atenção, a concentração, a motricidade ampla e fina; aprimorou-se a leitura, a escrita, a interpretação, o desenho; descobriram talentos com criatividade, aprenderam a ver o mundo de diversas formas, a sentir a perceber as coisas e os fatos de várias perspectivas. O mais importante, conseguiram perceber o outro e assim estamos aprendendo a nos humanizar pelo saber, aprendendo a viver e a conviver melhor na sociedade. O projeto segue o planejamento do quadro abaixo, documentado com fotografias e disponível em: http://aracybarretosacchis.blogspot.com.br


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


Mês
Atividades
Objetivos
Março
- Semana da mulher
- Palhaço Carequinha
- Vídeo Patati Patata

- Quando Jesus passar
- Descobrir qual a mulher mais importante na vida;
- Conhecer e reconhecer o Palhaço Carequinha;
- Desenvolver a habilidade de comparar o palhaço do passado com do presente, expectativas de futuro;
- Significado do Domingo de Ramos e da Páscoa
Abril
- Academia
- Chapeuzinho Vermelho
- Sorobã e Material Dourado
- Livro - Quero ser rico.
- NFG – Direitos e deveres
- despertar o gosto pela atividade física;
- A importância dos contos de fada – funk;
- Trabalhar a unidade, dezena e centena;
- Sensibilizar os alunos sobre o Braile e os conceitos;
- Divulgar a campanha, os direitos e deveres;
Maio
- Rei e Rainha
- Imembuí e mapa mental
- Música verde – Aline Barros
- Bilú e João
- Cantar para a mãe no seu dia;
- Divulgar a estória da Imembuí e SMA;
- Associar combinação das cores com as frutas;
- Refletir sobre o abandono das crianças nas favelas;
Junho
- Tarantela e Bella Tchão
- Educação Fiscal
- Festas Juninas
- Brincadeiras Juninas
- Conhecer a alegria da cultura Italiana;
- Conhecer Educação Fiscal e pintar o Cid Legal;
- Resgatar as tradições e as danças Festas Juninas;
- Corridas com saco, segurando as pernas do outro;
Julho
- Maluco Beleza e fantasias
- Rock e notas musicas
- Ler, interpretar cantar e refletir sobre os malucos;
- Assistir o vídeo para conhecer as notas musicais;
Agosto
- Pais
- Cidadania
- Sepé Tiarajú
- Semana da Inclusão
- Banco na Escola
- Música – Esse cara sou eu; diversos ritmos;
 -Revistas Sesinho e os 8 objetivos do milênio;
- Conhecer a historia do herói missioneiro;
-;Andar de bengala, cadeira de rosa e outros
- Conhecer a moeda e as principais operações;
Setembro
- Semana da Pátria
- Boas Maneiras Turma da Mônica
- Semana Farroupilha
- Mãos e tinta
- Musica Soldadinho;
- Trabalhar o comportamento e o trânsito;
- Cultuar as tradições gaúchas;
- Despertar a criatividade e os sentidos;
Outubro
- Salsa e Merengue com chica yeye
- Semana da Criança
- Sitio do Zé Valente quebra cabeça
- Curso Educação Inclusiva
- Conhecer outros ritmos e danças;
- Semana da Criança com jogos e brincadeiras;
- Descobrir como nascem as plantas e os animais;
- Formação de professores e gestores;
Novembro
- Hallowen;
- A Festa no Céu
- Ação de Graças
- O Chuveiro as mãos Patati Patata
- Natal Branco
- Resgatar a estória e a historia valorizando a vida;
- Conhecer o samba e outros ritmos a partir do livro;
- Agradecer a Deus pelos benefícios recebidos;
- Reconhecer a importância da higiene para a saúde;
- Música com Libras e encerramento do projeto.

Referencias
CARR, W e KEMMIS, S. Teoria Crítica de la Ensenanza: Investigación-accionenlaFormacióndel Professorado.Barcelona: Martinez Roca. 1988.
FIGUEIREDO, Rita V. Leitura, Cognição e Deficiência Intelectual. In: Deficiência Intelectual: cognição e leitura. Fortaleza (CE): Edições UFC, 2012 , Pag.15 43.
FREIRE, Paulo, 1921 –  A  importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. –São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas donosso tempo; 4)
METAS EDUCATIVAS 2021. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). 2010 Disponível em: http://oei.org.br/pdf/metas2021-TEXTOfinal.pdf Acesso 10/10/2013
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 3. ed. Lisboa: Inst. Piaget. 2001.

_________ Os Sete saberes necessários à educação do futuro. 2001.



http://www.aee2010.ufc.br/aee/cursos/aplic/index.php?cod_curso=198

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