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Prefeitura Municipal de Santa Maria
Secretaria de Município de Educação
EMEF Aracy Barreto Sacchis
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PROJETO RECREAÇÃO E CIDADANIA - 2013
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola - EMEF Aracy Barreto Sacchis
Endereço - Rua Silva Jardim
Telefone - 32177844
Blog - http://aracybarretosacchis.blogspot.com.br
Diretor da escola - Nara Ferreira e Nara Denardin Cardoso
Coordenadora Pedagógica – Ângela
Ribas Hermes
Organizadora do Projeto: Lisete
Maria MassuliniPigatto
Número de alunos atendidos - 300
Número de Professores - 12
As
experiências educativas acontecem semanalmente através das atividades
organizadas no Projeto Recreação e Cidadania desde 2012 na escola. Tem como
objetivo favorecer o desenvolvimento da aprendizagem e da cidadania nos alunos
de forma lúdica, recreativa e sistematizada pelo acesso ao saber. Este projeto
surge a partir do saber formal, informal, das leituras do mundo, numa dinâmica
alegre e divertida que instiga a pensar e agir com criatividade, para que os
alunos consigam aprender a viver, conviver com autonomia e dignidade de maneira
saudável num mundo com certeza melhor.
O projeto
atende os alunos do maternal, da pré-escola, do 1º, 2º, 3º anos do ensino fundamental
na escola onde se encontram os AEE – alunos do Atendimento Educacional
Especializado incluído. Atendidos semanalmente na sala de apoio individualmente
ou em grupo pela Educadora Especial – Lisete.
Numa dinâmica alegre e divertida a proposta favorece
o aprender brincando, porque acredita que ao impactar ações de mediação,
instiga o aluno a aprender, a exercitar a cidadania desenvolvendo uma educação de
qualidade.
O projeto
desenvolve-se de acordo com o calendário escolar, os interesses e as
necessidades dos alunos e professores. Algumas das experiências fazem parte das
minhas descobertas na infância, da forma prazerosa como descobri o gosto pelo
aprender e descobrir o mundo. Uma característica presente no fascínio da criança que quer explorá-lo.
Justifica-se
o trabalho desenvolvido devido à necessidade que os alunos e professores
manifestam em lidar com o paradigma inclusivo. Neste novo modelo social,
aprender a aprender (MORIN, 2001) e aprender a fazer e a ser são fundamentais
para que possamos participar do sistema democrático de forma saudável. Para
isso se faz necessário que tenham acesso à informações, de modo que construam
conhecimento emponderando destes.
Assim se
justifica a sequencia do Projeto Recreação e Cidadania na escola. Devido os
resultados significativos que promovem na aprendizagem e na cidadania com os
alunos. A dinâmica instiga-os a pensar, a dialogar e a organizar-se
democraticamente. Desenvolvem-se nas salas de aula onde se encontram os alunos
AEEs incluídos e nas demais turmas simpatizantes.
Constata-se
a sua eficácia pelos resultados significativos que produz. O projeto instiga o
desenvolvimento da atenção e da concentração, da reflexão, da aprendizagem e da
cidadania pelos temas ousados que trabalha de forma: lúdica, recreativa e
sistematizada para que se tornem cidadãos participativos.
Neste novo
modelo social, aprender a aprender (MORIN, 2001) e aprender a fazer são
fundamentais para que se participe no sistema democrático de forma saudável.
Para isso se faz necessário que tenham acesso a informações, as leituras do
mundo, de modo que sejam capazes de transformá-las em conhecimentos,
emponderando-se para “ser um cidadão”.
A proposta
pedagógica fundamenta-se nas Metas Educativas para 2021, nas ideias de Paulo
Freire (1921 - 1997) de Jean Piaget (1896 - 1980) e Lev Vygotsky (1896 – 1934)
no intuito de investigar como acontece a aprendizagem contemporaneamente de
forma alegre divertida sistematizada e saudável.
As Metas
Educativas para 2021 foram editada pela Organización de Estados Iberoamericanos
para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), Madrid, España. Contempla a
proposta e significa o projeto coletivo abordando os Objetivos do Milênio, a
Declaração Mundial de Educação para todos a antesala das Metas Educativas 2021
impulsionando as agendas educativas.
Este
documento aponta avanços e culminância educativa no intuito de minimizar a pobreza,
desigualdade, exclusão e transmissão intergeneracional. Para isso faz um aporte
na relação entre a educação pós-secundária e o entorno laboral porque este se
trata do tema central na vida produtiva de um país e na formação dos
professores [...] “lo cierto es que tende a haber entre ambos más una tensión
que una convivencia equilibrada. En efecto, lo que se observa es una falta de
sincronización entre los esfuerzos de los sistemas educacionales y las
necesidades del mundo laboral” (UNESCO/OREALC, 2007b), in Metas Educativas para
2021 (p. 50).Entre a teoria prática e contexto.
Atualmente
as escolas inclusivas e integradoras, encontram-se abertas a todos os alumnos,
[...] “en las que lamarginación y la intolerancia están desterradas, son, pues,
el horizonte deseable al que es justo aspirar.
El respeto a
las diferencias se aprende desde pequeños, convivendo y apreciando a aquellos
que manifiestan mayores diferencias. (METAS EDUCATIVAS 2010, p. 96) Neste
sentido, a integração dos alunos especiais é uma opção de valor. “La
convivencia de todos los niños, capaces y menos capaces, aporta una experiencia
enriquecedora y fomenta la comprensión y la solidaridad. (METAS EDUCATIVAS
2010, p. 97) Uma formação na diversidade.
Portanto,
[...] “la ciudadanía se vive en los barrios y en las ciudades, por lo que la
interacción con el entorno urbano se convierte en la principal estratégia de
uma nueva concepción de la educación.
Apenas o esforço dos municípios para melhorar o âmbito escolar não será
suficiente, a cidade precisa estar consciente nas decisões para a educação ter
efeito. Deste modo precisa-se garantir a participação dos municípios [...] “en
la acción educadora es tal vez la más importante para una nueva concepción de
la educación que amplíe su concepción escolar.” (METAS EDUCATIVAS 2010, p. 87)
A escola, as famílias e participação social são imprescindíveis, nessas
interações encontra-se valores, se aprende comportamentos e as crianças
adquirem visão de mundo.
Paulo Freire
em seu Livro “A Importância do Ato de Ler” (1989) afirma que a leitura do mundo
antecede a leitura da palavra. Porque todos trazem consigo a sua experiência
pessoal, de vida e convivência. Na Pedagogia da Autonomia (1996) aborda os
saberes indispensáveis à prática docente aos educadores críticos, progressistas
e conservadores. Instigando-os a reflexão, porque é na pratica educativa que se
ampliam os saberes capazes de melhorar os seres humanos. Na sua concepção,
acredita que o sujeito deve assumir-se como sujeito e perceber que [...] “ensinar
não é só transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua
produção ou a sua construção”. (FREIRE, 2007, p.12) Precisam criar
oportunidades de aprendizagem.
Para
Vygotsky (1962), a linguagem escrita se desenvolve a partir da linguagem falada.
“Entretanto seu processo de evolução, a linguagem escrita se torna uma função
independente e autônoma com uma estrutura e um funcionamento próprio, que são
caracterizados especialmente por seus aspectos voluntários e conscientes.”
(FIGUEIREDO, 2012 p. 23). A diferença entre a linguagem oral e a escrita reside
na maneira como é apresentada, na
escrita há forma material enquanto na oral a manifestação espontânea.
O desenvolvimento
do conhecimento sobre linguagem e escrita se efetua a partir das atividades da
criança. Segundo Vygotsky (1984), a evolução da linguagem escrita se produz
quando a criança descobre que pode desenhar objetos e palavras. “Os diversos
simbolismos presentes nos gestos, jogo simbólico no desenho e na fala e na
escrita prenunciam o desenvolvimento da língua escrita, porque indicam a
formação do símbolo e do signo na criança.” (FIGUEIREDO 2012, p. 24) Neste
sentido passa a representar o mundo.
Um
desenvolvimento que decorre do processo de assimilação e acomodação como
preconizava Jean Piaget in Moreira (1999) Embora antiga a concepção de que o
conhecimento humano trata-se da construção do próprio homem, Piaget apresenta o
enfoque construtivista na cognição humana através da teoria construtivista do
desenvolvimento cognitivo humano.
Apresenta
alguns conceitos como assimilação, acomodação e equilibração caracterizados
como períodos no desenvolvimento mental da criança. Na sua teoria apresenta
quatro períodos de desenvolvimento cognitivo: o sensório-motor que vai do
nascimento aos dois anos de idade, onde a referência é o corpo da criança,
decorrendo disso o egocentrismo. A partir do nascimento passa por diversos
estágios e no fim do período sensório-motor descentraliza as ações em relação
ao corpo e passa a considerá-lo como objeto. (MOREIRA, 1999) No
pré-operacional, que se estende dos dois aos seis ou sete anos, pela linguagem
dos símbolos e imagens mentais inicia uma nova etapa do desenvolvimento mental,
o pensamento começa a organizar-se logicamente. Entre os 7 e 8 anos, inicia-se
o período operacional-concreto que se estende até os 12 anos. O egocentrismo
cede lugar à competência linguística e a capacidade cognitiva desempenha um
papel importante na aquisição da linguagem e escrita ampliando a capacidade
para viver, conviver.
A
metodologia adotada fundamenta-se em Carr e Kemmis (1988) numa relação
dialógica dialética. A partir da tese e do antagonismo da antítese, surge à
síntese gerando um novo elemento capaz de impulsionar o processo histórico
sinergicamente. Nesta perspectiva [...] “no hay manera imparcial de demonstrar
la superioridade de um paradigma sobre ningún outro” y ”las teorias simpre
estan contaminadas” por lãs creencias y valores de la comunidade investigadora
y sempre son, por conseguinte, produtos sociales”. (CARR y KEMMIS, 1988, p. 88)
Assim se
justifica a sequencia do Projeto Recreação e Cidadania na escola, devido os
resultados significativos que vem promovendo no desenvolvimento da aprendizagem
e na cidadania com os alunos. A dinâmica instiga-os a pensar, a dialogar e a
organizar-se numa perspectiva democrática. Instiga-os a aprender a viver e a
conviver com o outro de forma saudável.
Neste
sentido sensibilizar os alunos e a comunidade sobre a importância do aprender a
aprender para ser um cidadão ativo, participativo é buscar qualidade de vida.
Assim, torna-se fundamental planejar, reorganizar as atividades socioeducativas
de forma alternativa e interativa para ter sucesso.
O projeto
desenvolveu-se na escola num trabalho em abdocência. Numa nova proposta
educacional onde os professores e a educadora especial trabalham em conjunto.
Numa nova pedagogia que instigou o aluno a pensar e a construir o seu
conhecimento. Nesta metodologia se descobriu um caminho seguro a seguir, o
aprender a ser característica da educação com qualidade.
Neste ano
desenvolveram várias habilidades ao comparar e perceber a realidade. Melhorou a
atenção, a concentração, a motricidade ampla e fina; aprimorou-se a leitura, a
escrita, a interpretação, o desenho; descobriram talentos com criatividade,
aprenderam a ver o mundo de diversas formas, a sentir a perceber as coisas e os
fatos de várias perspectivas. O mais importante, conseguiram perceber o outro e
assim estamos aprendendo a nos humanizar pelo saber, aprendendo a viver e a
conviver melhor na sociedade. O projeto segue o planejamento do quadro abaixo,
documentado com fotografias e disponível em: http://aracybarretosacchis.blogspot.com.br
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Mês
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Atividades
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Objetivos
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Março
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-
Semana da mulher
-
Palhaço Carequinha
-
Vídeo Patati Patata
-
Quando Jesus passar
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-
Descobrir qual a mulher mais importante na vida;
-
Conhecer e reconhecer o Palhaço Carequinha;
-
Desenvolver a habilidade de comparar o palhaço do passado com do presente,
expectativas de futuro;
-
Significado do Domingo de Ramos e da Páscoa
|
Abril
|
-
Academia
-
Chapeuzinho Vermelho
-
Sorobã e Material Dourado
-
Livro - Quero ser rico.
-
NFG – Direitos e deveres
|
-
despertar o gosto pela atividade física;
-
A importância dos contos de fada – funk;
-
Trabalhar a unidade, dezena e centena;
-
Sensibilizar os alunos sobre o Braile e os conceitos;
-
Divulgar a campanha, os direitos e deveres;
|
Maio
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-
Rei e Rainha
-
Imembuí e mapa mental
-
Música verde – Aline Barros
-
Bilú e João
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-
Cantar para a mãe no seu dia;
-
Divulgar a estória da Imembuí e SMA;
-
Associar combinação das cores com as frutas;
-
Refletir sobre o abandono das crianças nas favelas;
|
Junho
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-
Tarantela e Bella Tchão
-
Educação Fiscal
-
Festas Juninas
-
Brincadeiras Juninas
|
-
Conhecer a alegria da cultura Italiana;
-
Conhecer Educação Fiscal e pintar o Cid Legal;
-
Resgatar as tradições e as danças Festas Juninas;
-
Corridas com saco, segurando as pernas do outro;
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Julho
|
-
Maluco Beleza e fantasias
-
Rock e notas musicas
|
-
Ler, interpretar cantar e refletir sobre os malucos;
-
Assistir o vídeo para conhecer as notas musicais;
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Agosto
|
-
Pais
-
Cidadania
-
Sepé Tiarajú
-
Semana da Inclusão
- Banco na Escola
|
-
Música – Esse cara sou eu; diversos ritmos;
-Revistas Sesinho e os 8 objetivos do
milênio;
-
Conhecer a historia do herói missioneiro;
-;Andar
de bengala, cadeira de rosa e outros
-
Conhecer a moeda e as principais operações;
|
Setembro
|
-
Semana da Pátria
-
Boas Maneiras Turma da Mônica
-
Semana Farroupilha
-
Mãos e tinta
|
-
Musica Soldadinho;
-
Trabalhar o comportamento e o trânsito;
-
Cultuar as tradições gaúchas;
-
Despertar a criatividade e os sentidos;
|
Outubro
|
-
Salsa e Merengue com chica yeye
-
Semana da Criança
-
Sitio do Zé Valente quebra cabeça
-
Curso Educação Inclusiva
|
-
Conhecer outros ritmos e danças;
-
Semana da Criança com jogos e brincadeiras;
-
Descobrir como nascem as plantas e os animais;
-
Formação de professores e gestores;
|
Novembro
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-
Hallowen;
-
A Festa no Céu
-
Ação de Graças
-
O Chuveiro as mãos Patati Patata
-
Natal Branco
|
-
Resgatar a estória e a historia valorizando a vida;
-
Conhecer o samba e outros ritmos a partir do livro;
-
Agradecer a Deus pelos benefícios recebidos;
-
Reconhecer a importância da higiene para a saúde;
-
Música com Libras e encerramento do projeto.
|
Referencias
CARR,
W e KEMMIS, S. Teoria Crítica de la Ensenanza:
Investigación-accionenlaFormacióndel Professorado.Barcelona: Martinez Roca.
1988.
FIGUEIREDO,
Rita V. Leitura, Cognição e Deficiência Intelectual. In: Deficiência
Intelectual: cognição e leitura. Fortaleza (CE): Edições UFC, 2012 , Pag.15 43.
FREIRE,
Paulo, 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos
que se completam / Paulo Freire. –São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
(Coleção polêmicas donosso tempo; 4)
METAS
EDUCATIVAS 2021. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la
Ciencia y la Cultura (OEI). 2010 Disponível em:
http://oei.org.br/pdf/metas2021-TEXTOfinal.pdf Acesso 10/10/2013
MOREIRA,
M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária,
1999
MORIN,
E. Introdução ao Pensamento Complexo. 3. ed. Lisboa: Inst. Piaget. 2001.
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Os Sete saberes necessários à educação do futuro. 2001.
http://www.aee2010.ufc.br/aee/cursos/aplic/index.php?cod_curso=198
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