sexta-feira, 24 de maio de 2013

REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ALUNO NO AMBIENTE DE ENSINO Á DISTÂNCIA.

NOME DO CURSISTA: Lisete Maria Massulini Pigatto
Município: Santa Maria /RS
Data da elaboração: 26/04/2013
REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ALUNO NO AMBIENTE DE ENSINO Á DISTÂNCIA.
         Vive-se um novo tempo, em um novo modelo social que gradativamente vai abandonado o ensino tradicional do paradigma integrador e voltando-se as novas formas de aprender no paradigma inclusivo. O lápis, o papel, a borracha, fazem parte da nossa historia, dos nossos sonhos registrados em muitos dos nossos cadernos e blocos.
         Quando conto para os meus alunos e para os meus filhos como fiz o meu primeiro trabalho científico torna-se motivo de rizada, mas era a única maneira que tínhamos de nos organizar. Escrevia-se sobre o tema numa ordem formal, num texto que continha introdução desenvolvimento e conclusão. À medida que se encontrava alguma citação importante, recortava-se a folha e colava o pedacinho com a referência e comentário.
         A ideia continua a mesma, ainda se recorta e cola quando algo é significativo. Porem, se preserva a natureza, deixando de consumir tantas arvores para fazer papel e lápis. Resultado dos novos tempos que pela mídia busca-se fazer um mundo diferente. Lápis e papel ainda nos acompanham porem gradativamente a tecnologia se impõe gerando novas ofertas e demandas devido à matéria prima estar cada vez mais escassa.
         Portanto, participar de um curso no EAD requer consciência, desenvolvimento de uma série de habilidades e competências para que se consiga alcançar os objetivos propostos.  Antes, de mais nada! É preciso entender onde estamos em que contexto se vive e convive. Por que esses brinquedos maravilhosos invadem as nossas vidas?
         Um curso a distância é sempre um grande desafio, que requer iniciativa, interesse para transformar todas estas informações em conhecimentos, de modo que nos ajudem a aprender a aprender, aprender a fazer, para viver e conviver melhor com os outros.  Respeitando as nossas particularidades, os nossos interesses e os tipos humanos.
         As mídias, a tecnologia, as vídeo-aulas a internet, o computador, aproximam as pessoas, diminuem distancias transformando o ser humano em algo melhor. Acredita-se muito no ensino EAD, pelo acesso a materiais enriquecidos em todos os sentidos que o compartilhamento permite. Nas redes sociais, o fato de compartilhar algo, já caracteriza certa evolução humana, uma demonstração de solidariedade de troca. Um novo modo de aprender a ser uma pessoa melhor. Isso quer dizer que nem tudo está perdido. A educação seja tradicional ou virtual ainda tem jeito e a paz no mundo ainda é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário