quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ANA CLARA

Nome do grupo: As criativas
Nome dos componentes do grupo: Arlete, Lisete e Marlete
Nome fictício do aluno: Ana Clara 
         
Estudo de Caso – Ana Clara

A – Informações referente ao aluno:
Nome: Ana Clara
 Idade: 9 anos
 Série: 4° ano
 Escolaridade: Séries iniciais
 Tipo de deficiência: Displasia Campomélica (Deficiência Física)

B - Informações coletadas do/sobre o aluno:
A aluna gosta da escola, faz amizades com facilidade, porém apresenta dificuldades em mantê-las. Gosta de atividades artísticas e de jogos, porem suas dificuldades surgem nas aulas de Educação Física principalmente nas atividades que exigem deslocamento rápido, corrida, pois seu problema físico limita.
A aluna é determinada, consegue expressar-se com clareza, manifestando sua vontade. Ana Clara dificilmente pede ajuda, pois não se sente diferente de ninguém, fala positivamente da professora e do ambiente escolar. Ela acha importante frequentar a escola para apreender coisas novas. A aluna está contente, mas não demonstra muita satisfação em frequentar o AEE, pois não se sente diferente e não acha necessário o uso dos materiais diferenciados.


C – Informações coletadas da/sobre a escola:
A aluna participa e interage em todos os espaços escolares, apesar das suas particularidades e não encontra barreiras para ir e vir na escola. Ana Clara participa de todas as atividades propostas. As suas maiores dificuldades se referem às dores que sente nos joelhos e a dificuldade para caminhar longos percursos.


No ambiente escolar existem muitas escadas, porém sua sala de aula é no térreo devido a sua limitação, o que contribui muito para o seu deslocamento. Quando precisa subir para a sala de vídeo ou a biblioteca, no segundo andar a menina sobe devagar para evitar lesões e dores posteriores. A aluna Ana Clara recebe atendimento com profissionais da ortopedia, otorrinolaringologia, ortodontista, pediatra e na cirurgia plástica. Os professores da escola a incentiva, dando sempre muito apoio e estímulo para a aluna progredir nos estudos.
A aluna encontra dificuldade nos relacionamentos por ser muito autoritária, (Impõe sua opinião), isso ocasiona alguns atritos na escola e também na família.
Quanto ao aspecto cognitivo demonstra inteligência, além de ser muito esforçada, e as suas limitações físicas não afetam o processo de aprendizagem. Suas avaliações são satisfatórias e não apresenta nenhum tipo de dificuldade. Ana Clara interage muito bem no ambiente escolar, seus colegas a aceitam e a acolhem de forma integral. As expectativas com relação à aprendizagem e relacionamento são boas, no entanto é preciso trabalhar as questões referentes ao comportamento.
Apresenta uma personalidade forte e segundo o relato da mãe ela não sabe ouvir a opinião dos outros, e não aceita as suas limitações. A aluna tem habilidade na construção de textos e em todas as atividades que envolvam a matemática.
O trabalho em parceria da professora do AEE e da professora da turma é encontrar métodos e estratégicas que possam ser utilizados nas aulas que envolvam movimentos e desenvolvam a agilidade como a dança, juntamente com a turma.
A escola dispõe de professora especializada de AEE. O mobiliário e materiais pedagógicos não precisam ser adequados e a sala localiza-se no andar térreo. A turma é extremamente afetiva com a aluna, e ela se envolve de forma satisfatória, todos os envolvidos estão satisfeitos com a presença dela no ambiente escolar.

D – Informações coletadas da/sobre a família:
A aluna demorou a adaptar-se a escola. Porem a família está sempre presente, e quando solicitada comparecem. Seus familiares tem consciência dos direitos e deixa a cargo da escola as medidas a serem tomadas, pois confiam no trabalho realizado. A família encontra dificuldade apenas em fazer a menina entender suas limitações motoras e diferenças físicas. As expectativas são as melhores possíveis, os pais são extremamente determinados e incentivadores da filha sempre acreditando que a menina é uma vitoriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário